ENGLISH BIO

Nascido e criado na periferia da Zona Norte de São Paulo Junior Dread é um artista ímpar , que há 20 anos faz da sua música o veículo de uma mensagem positiva e universal, capaz de conectar, unir, inspirar e impactar os mais diversos tipos de pessoas, faixas etárias e nacionalidades.
   Seja como cantor ou como ativista cultural , seu trabalho vem para quebrar barreiras e cruzar fronteiras, inspirando todos que tem a chance de ouvir a sua música e conhecer a sua história.
   O amor pela música negra em geral e a paixão pela música reggae o fez se aprofundar em sua cultura o levando a desenvolver um trabalho de destaque no Brasil e fora dentro segmento, o  que o torna capaz de trabalhar com os maiores nomes da cena nacional e internacional participando de shows e festivais em todo Brasil e fora , da Europa ao Japão , dos EUA a Austrália,  da Nova Zelândia a Costa Rica.
    Foi no ano 2000 que iniciou sua carreira profissional como vocalista e compositor da banda Reggae Style que alcançou grande projeção no estado de São Paulo a ponto de ser apadrinhada por Fauzy Beydoun da Tribo de Jah,  Banda de renome nacional.
   Fauzy através do seu selo “Central Reggae” tornou a banda sucesso nacional no cenário reggae , os levando a se apresentar de norte a sul do país abrindo shows da Tribo de Jah em grandes festivais como Festival Internacional de São Luís do Maranhão para mais de 5 mil pessoas, Festival Ceará Music para mais de 50 mil pessoas e o festival Carnareggae para mais de 80 mil pessoas na praça Charles Müller em Sp,  além de diversas casas de shows e eventos em geral divulgando a tour do álbum “Em meio ao caos” lançado pela gravadora Indie Records.
   Em 2005 Junior Dread participa da música e videoclipe de “Exército do Rap” da dupla “Heliao & Negra Li” lançado pela gravadora Universal , o videoclipe ganha o prêmio de melhor videoclipe de rap do VMB premiação realizada pela MTV.
Em 2006 Junior Dread deixa a banda para participar ativamente da fundação do projeto CICAS (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social) focado em realizar oficinas profissionalizantes e ações sociais, além de promover cultura e eventos musicais como alternativa  para comunidades na periferia da região da Vila Guilherme, Vila Ede, Jardim Brasil e Vila medeiros na zona  Zona Norte de São Paulo.  O projeto se torna referência na área de cultura em São Paulo e conquista uma sede oficial no Terminal de Cargas na Vila Medeiros.
Em 2007 volta a desenvolver projetos paralelos como um dos vocalistas do “Echosoundsystem” e da crew  “7 Velas”,  enquanto foca  em produzir e gravar com produtores internacionais.
No final do ano participou junto com a cantora Negra Li do “Show da virada” no réveillon na Av. Paulista para mais de 1 milhão de pessoas.
   Após gravar uma série de “Dubplates” ( Sons exclusivos para Djs ) para produtores da França , Escócia e Londres é convidado a fazer sua primeira tour internacional no Japão. 
A partir daí começou a ser ter seu trabalho reconhecido na cena do DUB europeu.
   Em 2010 lançou o vinil “No time fi run” em parceria com os escoceses do Mungos Hifi e fez uma tour por diversas cidades da Alemanha junto da cantora Negra Li e Djs brasileiros e alemães.
Já em 2011 lançou a música e vídeoclipe “Não deixe de lutar” com participação do MC Black Alien , o videoclipe da música chegou a fazer parte da programação da MTV .
Junto com a dupla inglesa  Kahn& Neek participou do album “Rise” lançado em
Vinil na Europa e foi sucesso de vendas com mais de um milhão de plays no youtube e que o fez ser convidado a fazer mais uma tour de shows na Austrália , Nova Zelândia e diversos países da Europa (Londres, Espanha, Portugal e Rep Tcheca) 
   De 2011 a 2012 continuou lançando uma série de singles junto a diversos produtores de São Luís do Maranhão, Espírito Santo , Rio de Janeiro e São Pualo.
O que o fez participar de grandes festivais de reggae em Belém, Recife, Fortaleza, São Luis do Maranhão , Natal, Minas Gerais , Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2012 lançou o EP IWA , sucesso de vendas com mais de 10.000 cópias vendidas de forma independente o que o impulsionou a ser convidado por 2 meses para abrir todos os shows da tour brasileira da lendária banda jamaicana “The Gladiators”.
Após a tour foi indicado pela revista Reggae Brasil como artista revelação e ganhou o prêmio,  se apresentando no festival “Melhores do Reggae” ao lado dos maiores nomes da cena nacional em um evento para mais de 4 mil pessoas no “Central Do Brasil” na zona leste.
    De 2013 a 2014 seguiu fazendo shows da tour do EP IWA pelo Brasil até ser convidado para mais uma tour de shows pela Europa , se apresentando em Londres no Reino Unido , Portugal, Espanha e República Tcheca.
   Em 2015 foi convidado a fazer parte da gravadora independente URK Music e em 2016 lançou o álbum “Saiba Viver” produzido por Alexandre Basa ( produtor de Black Alien,  Instituto) e por ninguém menos que Junior Marvin, lendário guitarrista do maior ícone do reggae mundial , o jamaicano 
Bob Marley.
   Em 2016 fez 2 shows de lançamento do álbum acompanhado de Júnior Marvin na guitarra em um show histórico no festival “Encontro das Tribos” e  uma aparição no programa de TV The Noite” com Danilo Gentili também acompanhado do lendário guitarrista.
Ao lado do jamaicano Yaadcore fez  uma série de shows e tours em Minas Gerais , Rio de Janeiro e são paulo, depois uma tour pelo Brasil abrindo shows de várias atrações internacionais de norte a sul do país e mais uma tour internacional de shows nos EUA e depois na Europa com shows na Espanha, Escócia, Londres e Portugal.
Também em 2016 o Projeto Cicas , através de intensa mobilização junto a diversos coletivos culturais e a órgãos do governo consegue junto a prefeitura revitalizar um casarão abandonado na região da Zona Norte o tornando uma das principais casas de cultura de São Paulo.
O Casarão Cultural da Vila Guilherme.
  Em 2017 realiza uma série de eventos culturais em parceria com o Casarão Cultural e uma série de shows nos CEUS, casas de cultura e “Fábricas de Cultura” de São Paulo.
  No ano de 2018 Junior Dread  continua a rotina de shows pelo Brasil até que é convidado a participar do projeto “Reggae in Concert” junto a Orquestra Jazz Sinfonica em uma apresentação de dois dias no Memorial da América Latina e que foi transmitido pela TV Cultura.
  Em 2019 é convidado para mais uma tour de shows na Europa com shows na Espanha e pela primeira vez na França, Suíça e Costa Rica. Ainda em 2019 realiza mais uma tour de shows pela costa oeste dos EUA e a segunda no mesmo ano na Costa Rica.
   No Brasil faz mais uma tour pelo Nordeste com shows em Fortaleza, Natal, Fernando de Noronha, Aracaju, Bahia , Jericoacoara e Belém do Pará.
   Em 2020 lança a música “Estresse” produzida pelo produtor Devasto com participação do sucesso teen Vitão e grandes nomes do rap nacional como Rashid e CorujaB6.
   No começo de 2020 faz mais uma série de shows em São Paulo e mais uma tour pelo Nordeste com shows em Natal, Jericoacoara e Fernando de Noronha.
Então veio a pandemia do Covid 19 e com o cancelamento de shows e festivais Junior Dread se muda para Camburi Litoral Norte de São Sebastião e passa a lançar apenas singles e videoclipes junto a produtores brasileiros e internacionais.
Desde março de 2020 o Casarão Cultural permanece fechado para eventos , realizando apenas “Lives” e oficinas previamente gravadas.
  Em julho de 2021 Junior Dread lança o álbum “Equality” produzido por Dubkaz do Japão.
O álbum vem alcançando um grande número de plays nas plataformas digitais e fortalecendo o nome do cantor no cenário internacional.

Em outubro o cantor fez sua primeira tour no México com uma série de shows na capital.
Agora com a vacina, o mundo volta a retomar a normalidade o cantor prepara mais uma tour especial no EUA com datas na Costa Oeste no mês de Novembro e Dezembro e uma tour de ver​ão no BRASIL.